O Instituto Hesed dos Irmãos e Irmãs da Santa Cruz e da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, conhecido como Instituto Hesed, é um instituto de vida religiosa católico fundado em novembro de 1997 em Fortaleza, Ceará, pelas irmãs Maria Kelly Patrícia e Maria Jane Madeleine. Reconhecido pela Arquidiocese de Fortaleza, enfatiza a devoção à Divina Misericórdia e a adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento.
Em 1996, durante uma peregrinação a santuários marianos na Europa, especialmente em Medjugorje, Irmã Kelly Patrícia e Irmã Jane Madeleine se conheceram e, unidas por uma profunda afinidade espiritual, iniciaram um caminho de oração, jejum e vigílias. Inspiradas por uma passagem do Diário de Santa Faustina, sentiram o chamado para fundar uma nova forma de vida consagrada, dedicada à oração, expiação e intercessão pela Igreja.
A fundação do Instituto Hesed das Irmãs da Santa Cruz e da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo ocorreu em 30 de novembro de 1997, durante o triênio preparatório ao Grande Jubileu do ano 2000. O nome "Hesed", que significa "misericórdia" em hebraico, foi inspirado durante o primeiro retiro realizado em janeiro de 1998.
Com o apoio de Dom Cláudio Hummes, então arcebispo de Fortaleza, e posteriormente de Dom José Antônio, o Instituto foi oficialmente reconhecido e autorizado a acolher vocações. Entre os marcos considerados milagrosos pela comunidade estão a chegada da Presença Eucarística permanente em 25 de março de 1999 (data da Anunciação) e o início da celebração diária da Santa Missa, alcançada após uma novena a Santa Teresinha no mesmo ano.
Em 4 de setembro de 2001, foi fundado o ramo masculino do instituto.
Em 2009, foi reconhecido como entidade de utilidade pública municipal pela Câmara Municipal de Fortaleza e estadual pela Assembleia Legislativa do Ceará. O instituto estabeleceu casas em Anápolis (GO), Itajubá (MG), Teresina (PI), Brasília (DF), Almada (Portugal) e, desde março de 2023, Piracicaba (SP), onde ocupa o Mosteiro da Imaculada Conceição após reformas coordenadas pela Diocese de Piracicaba.
O termo "Hesed", do hebraico "misericórdia", define o carisma do instituto, centrado em vivenciar e proclamar a misericórdia divina através da oração, adoração, contemplação e missão, com ênfase na adoração perpétua e no culto ao Sangue de Cristo. Sua espiritualidade é moldada por influências carmelitas e pela devoção à Divina Misericórdia, com práticas que incluem missa diária, liturgia das horas, rosário e adoração perpétua.
O Instituto Hesed realiza retiros, formações, catequese, pregações, produções musicais e audiovisuais, além de operar livrarias religiosas. A cofundadora Maria Kelly Patrícia é reconhecida por sua contribuição à música católica. Suas iniciativas sociais incluem apoio a famílias vulneráveis e campanhas de arrecadação, como a realizada após um incêndio em Teresina em 2019. Em 2025, o instituto firmou parceria com o Hemoce para coleta de sangue durante o evento Misericórdia Brasil e recebeu veículos doados por órgãos públicos.
fonte: Wikipedia
Veja também:
São Marcos 16,15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.